Os medidores inteligentes surgiram como uma proposta inovadora para gestão de energia doméstica, de pequenas empresas e comercial, de forma mais eficiente. As instalações desses medidores triplicaram nas últimas décadas, significando que estão substituindo gradativamente os medidores tradicionais. Eles estão transformando a maneira em como as concessionárias de serviços públicos e os consumidores interagem com recursos energéticos.
Um dispositivo de medição de um medidor inteligente foi projetado para medir com precisão o consumo de energia usando tecnologia digital. Porém as técnicas e os sensores de medição dependem do tipo de energia que está sendo medida.
Medidores inteligentes funcionam de forma mais eficaz que os medidores tradicionais
Para medidores elétricos, os sensores medem a corrente que flui do circuito elétrico. Os valores serão multiplicados para calcular o consumo de energia (medida em watts), ao integrar o consumo de energia ao longo do tempo, o medidor determinará o uso total de eletricidade.
Para medidores de água e gás natural, os sensores de fluxo medem o volume de gás ou água que passa pelo medidor e então o medidor inteligente calcula o consumo de energia com base no volume de água ou gás usada.
Após medir e registrar os dados de consumo, o módulo de energia é responsável por comunicar as informações para as empresas através de sinais de radiofrequência, redes celulares, comunicação por linha de energia e conexão banda larga. A transmissão dos dados ocorre em um intervalo regular garantindo que as distribuidoras recebam as informações atualizadas sobre o consumo de energia, faturamentos, gerenciamento de rede, resposta as demandas e engajamento do cliente.
O cliente consegue acompanhar o consumo diário por meio de aplicativo no celular assim como o recebimento da fatura.
Apesar dos inúmeros benefícios, tais como faturamento preciso, maior eficiência energética, monitoramento do uso da energia em tempo real, serviço mais rápido e fácil, os medidores também trazem desafios, altos custos iniciais, resistência do cliente e preocupações por privacidade.