Muitos podem se perguntar como é realizado a manutenção de alguma parte de um sistema elétrico de forma segura. Para reduzir ao máximo os riscos de acidentes, recorre-se aos Transformadores de Potencial (TP), que têm a função de regular a tensão, seja para elevar ou diminuir, para deixá-la em um nível seguro para medições, manuseamento e proteção de sistemas elétricos.
Para medir sistemas de alta tensão, o TP reduz a tensão para que o sistema seja medido com segurança por equipamentos medidores padrão, como voltímetros e medidores de energia. Além disso, ele monitora a tensão do sistema para que, caso haja algum mal-funcionamento, alterações necessárias sejam feitas para evitar problemas.
O TP é formado por um núcleo e enrolamentos primário e secundário. O enrolamento fornece a corrente para o circuito de alta tensão, quando o secundário é conectado aos sistemas de proteção do TP, enquanto o núcleo concentra a corrente magnética em seu núcleo, realizando a transformação de tensão. É por meio da relação destes três componentes que os TPs se diferenciam, que envolvem fatores como a diferença de tensão, frequência, fatores térmicos, número de núcleos, nível e tipo de isolamento, entre outros.
Em suma, o TP é essencial para as operações de um sistema elétrico, pois reduzem a tensão a níveis seguros para realizar as alterações no sistema, quando for necessário, fornece as medidas de tensão adequadas para o funcionamento do sistema e o protege de eventuais falhas que podem ocasionar acidentes.