Embora o mundo esteja passando por uma transição energética direcionada às energias limpas, nenhuma commodity conseguiu superar o petróleo a nível global. Dessa forma, os países de todos os continentes, inclusive da América Latina, seguem em sua busca pelo combustível fóssil, sendo este um importante ponto da economia mundial.
Na América Latina, inclusive, houve o maior percentual de novas descobertas de petróleo no mundo em 2022 e 2023, segundo o relatório mais recente dos pesquisadores do Global Energy Monitor. De acordo com estes dados, foram 37,3% das novas reservas de petróleo no mundo.
As novas reservas estão localizadas na Guiana, Colômbia, Cuba e Suriname. Parte do petróleo está localizado na região do Essequibo, próxima à fronteira do Brasil com a Guiana. A região conta com mais de mil campos de exploração de petróleo e gás na região – cerca de 980 têm produção superior a 1 milhão de barris por ano ou reservas maiores que 25 milhões de barris.
Maiores produtores de petróleo da América Latina
Com a recente sanção de suas reservas, a Guina se junta aos grandes produtores de petróleo na América Latina, lista que inclui México, Venezuela, Colômbia, Brasil, Equador, Peru, Bolívia e Argentina. O Brasil é o maior produtor, com um pico de 5,4 milhões de barris por dia, e pretende dobrar sua produção até 2029.
Uruguai e alguns países caribenhos também contam com reservas, mas sua exploração é menor do que nos Estados citados acima. O Chile, por exemplo, não conta com produção de petróleo em seu governo.