O empresário Bill Gates está otimista com uma nova fonte de energia que está sendo desenvolvida por uma de suas empresas, a TerraPower. Trata-se dos reatores Natrium, que são reatores nucleares que funcionam a base do elemento sódio. Essa é a nova aposta do bilionário americano para substituir as atuais usinas nucleares e revolucionar a produção de energia limpa e renovável ao redor do mundo.
O projeto é altamente competitivo e viável por diversas razões, como a possibilidade de operar em temperaturas superiores em relação a usinas nucleares convencionais, a possibilidade de utilização do sódio líquido ao invés de água para o controle da fusão nuclear, e a alta disponibilidade de sódio no planeta, que é superior a elementos utilizados para a geração de energia nuclear, como o urânio e o plutônio. O sódio é o sexto elemento mais abundante do planeta Terra, com 3% da composição da crosta terrestre.
As eventuais criações de novas fontes de energia e tecnologias de operação e produção de energia a base de um elemento catalisador tão abundante no planeta para a fusão nuclear são alternativas que vão revolucionar o setor energético em escala mundial.De acordo com o site da TerraPower, diferentemente dos reatores convencionais, os reatores Natrium terão 345 mW e podem operar a 350ºC, abaixo do ponto de ebulição do sódio líquido.
Previsão para a concretização do projeto
A TerraPower fechou uma parceria público-privada com o Programa de Demonstração de Reatores Avançados (ARDP) do Departamento de Energia dos EUA (DOE) para construir a sua primeira usina. O acordo estabeleceu uma divisão de custos em 50/50 e a disponibilização de US$ 2 bilhões para o projeto Natrium. O local escolhido é a cidade de Kemmerer, no estado de Wyoming, onde a produção está prevista para começar a partir de 2030.