Economizar energia em sua residência se tornou praticamente uma necessidade nos dias de hoje. Com um restaurante não é nada diferente, uma vez que tais estabelecimentos contam com diversos equipamentos de grande porte e uma conta de luz bastante recheada ao final do mês.
O gasto com eletricidade em um restaurante é extremamente alto, necessitando manter geladeiras, freezers e diversas máquinas ligadas durante 24 horas. Portanto, em meio à crises financeiras e uma alta no valor da energia elétrica, é necessário pensar em maneiras de conseguir economizar nos gastos.
Saiba como economizar energia em um restaurante
Para buscar economizar energia em um restaurante, há algumas dicas e mudanças que podem ser adotadas para contar com resultados melhores ao final do mês. A primeira dica é realizar a manutenção de seus equipamentos, além de adotar sistemas inteligentes e mais modernos, se possível. O exemplo mais simples é a mudança para lâmpadas de LED, com maior durabilidade e cujo gasto é significativamente menor.
Diminuir o uso de iluminação ao implementar um sistema automático pode evitar que sejam utilizadas lâmpadas em horários denecessários. Na cozinha, é possível implementar um sistema em que as geladeiras estejam opostas aos fornos, evitando que haja interferência entre o calor/frio.
Há outros pontos do restaurante cujo layout pode resultar em maior economia, além, claro, do treinamento adequado dos funcionários para que não haja desperdício energético.
Utilize cores claras em suas paredes e teto, além de apostar na luz natural. Isso fará com que haja menos uso de luzes artificiais. Por último, uma ótima pedida para um restaurante é apostar na geração de energia própria, como com a instalação de painéis solares.