Muito associado a veículos, RPM é uma unidade de medida bastante importante na física. Trata-se de uma medida associada à frequência, embora a unidade oficial dessa medida seja o hertz. Em maior detalhe, RPM é o número de rotações por minuto.
Um objeto cuja frequência é de 60 rpm significa que, em movimento circular, esse objeto completou 60 rotações durante um minuto. Suas aplicações podem variar, desde problemas físicos relacionados à força centrífuga até motores elétricos.
RPM no mundo automotivo
Embora hajam outras aplicações para o RPM, nada se compara com o mundo automotivo. Também conhecido como “contagiro”, o RPM indica o número de giros do virabrequim em um motor elétrico. Trata-se de uma pequena peça dentro do motor que transmite força para os demais componentes do veículo.
Em um veículo, é possível ver no painel um apontador que vai desde o 1 até o 8, números multiplicados por 1000. O RPM é um dos principais indicativos da condição do motor, uma vez que as rotações corretas significam que o veículo está em boas condições e vice-versa.
Além disso, ficar atento às rotações por minuto pode resultar em maior eficiência do seu motor, gerando menor queima de combustível e desgaste. Para tanto, é preciso operar em uma faixa específica de RPM, além de realizar a troca de marcha nos momentos certos.