Se você já procurou informações sobre carros e demais veículos, deve ter se deparado com a medida “cv”. Trata-se da sigla de cavalo-vapor, uma grandeza física de potência utilizada há séculos e que permanece em alguns setores, apesar dos inúmeros desenvolvimentos tecnológicos.
Em resumo, o cv representa a potência de uma máquina ao fazer a força necessária para elevar um peso de 75 kg a 1 metro de altura, durante um segundo. Inicialmente, o cavalo-vapor era definido como 550 pé-libra-força por segundo.
Aplicando o cv dentro do sistema internacional de unidades (SI), podemos fazer a conversão da medida em watts (W), unidade oficial de potência. Um cavalo-vapor equivale a exatos 735,49875 W.
Vale ressaltar que o cavalo-vapor é muito utiilzado em países anglo-saxões, sendo chamado de horsepower (hp). No entanto, seus valores são um pouco diferentes. 1 cv equivale a 0,9863 hp; já o hp, se convertida à unidade oficial, equivale a 745,7 W.
Aplicações do cv (cavalo-vapor)
Hoje um termo praticamente defasado, o cv não costuma ser muito utilizado. Afinal, o cavalo não é mais a referência de tração e potência mecânica ao abordarmos os mais diversos problemas físicos.
Portanto, sua aplicação atual acaba sendo bastante restrita a veículos, especialmente aos carros. Mais especificamente, o cv é uma medida aplicada à potência de motores elétricos, assim como o hp (horsepower).