Dentro do mundo da eletricidade, a resistência elétrica opera a partir de uma lógica bastante simples. Trata-se da do impedimento da livre pasagem de uma corrente elétrica pelo circuito de forma que parte dessa corrente seja dissipada em energia térmica, ou seja, calor, seguindo o Efeito Joule.
Dessa forma, há diversas aplicações para a resistência elétrica, mas uma das mais conhecidas é em chuveiros de modelos elétricos. Para que o equipamento forneça água quente, é necessário que a resistência esquente através de uma corrente elétrica, portanto, precisa estar ligado à rede elétrica de sua casa. Desta forma, a água é aquecida instantaneamente assim que passa pela resistência.
A resistência elétrica de duchas é composto por um arame enrolado, cuja resistência à passagem de corrente libera energia térmica para a água, aquecendo-a. Esse arame enrolado é chamado de resistor, equipamento feito a partir de materiais dielétricos (isolantes). Diferentes materiais se enquadram nessa composição, resultando em diferentes modelos de resistores para diferentes finalidades.
Como medir a resistência elétrica?
Para que seja possível realizar a medição da resistência elétrica, é necessário utilizar um dispositivo como o multímetro, seja ele analógico ou digital. É importante ressaltar que o aparelho pode ser usado para medir também a corrente, tensão, entre outros parâmetros.
A medição de resistência não envolve a medição do valor de resistência do circuito em si. Na verdade, o que acontece é um cálculo resultando da medição da corrente e da tensão aplicadas ao circuito. Com esses dados, é possível aplicar a primeira Lei de Ohm e chegar ao resultado da resistência elétrica.