Ponto fundamental em uma corrente, a potência elétrica nada mais é do que a medida com que o trabalho é realizado em uma unidade de tempo. Em resumo, trata-se da energia transformada a cada segundo e, dessa forma, é medida em joule por segundo, unidade representada pelo Watt (W).
É a partir do entendimento da potência elétrica que conseguimos determinar o consumo de energia elétrica de um dispositivo durante um determinado intervalo de tempo. Basicamente, a potência elétrica é a quantidade de energia que um circuito elétrico converte em outras formas de energia a cada segundo.
Cálculo da potência elétrica
A partir do que explicamos acima, é possível chegar até os cálculos de potência elétrica. A potência, calculada em Watt (W) de um sistema elétrico é a multiplicação da tensão com a corrente, integrada e depois dividida pelo período de tempo.
A potência elétrica conta com uma fórmula básica, em que a potência (P) é igual a corrente (i) multiplicada pelo tempo (t). Portanto, P = i.t.
No entanto, aplicando a lei de Ohm, em que há a afirmação de que a corrente fluindo através de uma resistência linear é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência de um circuito elétrico a uma temperatura constante, podemos fazer algumas alteraçãoes nessa fórmula.
- P = V²/R, em que V é a voltagem e R é a resistência;
- P = V.i, sendo i a corrente elétrica;
- P = i².R;
- V = i.R.