Ponto fundamental em uma corrente, a potência elétrica nada mais é do que a medida com que o trabalho é realizado em uma unidade de tempo. Seu cálculo é feito em Watt (W), enquanto o aparelho que faz sua medição é o wattímetro.
O wattímetro funciona de forma simples. Suas ponteiras são ligadas em série e em paralelo e cada uma opera por uma razão específica. As ponteiras ligadas em paralelo medem a tensão na qual o aparelho está submetido, enquanto a ponteira em série mede a corrente elétrica.
Além do wattímetro, é possível realizar tal aferição com o auxílio de um multímetro. O aparelho, considerado mais moderno, é uma ótima opção, uma vez que traz mais dados de grandezas da corrente, medindo, também, a intensidade e a tensão elétrica.
Cálculo da potência elétrica
A partir do que explicamos acima, é possível chegar até os cálculos de potência elétrica. A potência de um sistema elétrico é a multiplicação da tensão com a corrente, integrada e depois dividida pelo período de tempo.
A potência elétrica conta com uma fórmula básica, em que a potência (P) é igual a corrente (i) multiplicada pelo tempo (t). Portanto, P = i.t.
No entanto, aplicando a lei de Ohm, em que há a afirmação de que a corrente fluindo através de uma resistência linear é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência de um circuito elétrico a uma temperatura constante, podemos fazer algumas alteraçãoes nessa fórmula.
- P = V²/R, em que V é a voltagem e R é a resistência;
- P = V.i, sendo i a corrente elétrica;
- P = i².R;
- V = i.R.