Seguindo à risca o funcionamento dos geradores em geral, um gerador de corrente contínua opera a partir do princípio básico da indução eletromagnética. O equipamento de energia contínua é capaz de converter a indução magnética em energia mecânica, que, por sua vez, resulta em energia elétrica.
Há mais de um tipo de gerador de corrente contínua. O gerador de tipo shunt conta com parte da corrente sendo gerada na armadura, enquanto o gerador de tipo série conta com toda a corrente de carga sendo gerada na armadura, resultando em baixa resistência e baixa queda de tensão.
O tipo composto é semelhante aos dois tipos anteriores, enquando o tipo independente é impulsionado com velocidade constante por um circuito externo, ajudando-se às variações de tensão da armadura.
Além disso, os geradores de corrente contínua podem ser aplicados de diferentes formas: ligados o tempo todo diretamente na rede; em stand-by, sendo acionados apenas quando há a interrupção de energia; e em casos específicos de economia de energia.
Como funciona o gerador de corrente contínua?
Nos modelos mais tradicionais de gerador de corrente contínua, é necessário o uso de diesel ou gasolina, que, quando queimados, geram a energia mecânica para movimentar um ímã, que produz um campo magnético e, como consequência, gera energia elétrica.
Também conhecido como dínamo, trata-se de um dos tipos de geradores de energia mais conhecidos, consisitindo na conversão da energia mecânica existente na rotação do eixo. Dessa forma, a intensidade do campo magnético irá oscilar, fazendo com que haja a indução da tensão nos terminais do dínamo.
No momento em que as duas bobinas giram em direções divergentes, processo chamado de indução eletromagnética, há a distribuição da energia gerada, resultando no abastecimento elétrico do gerador.