Quando trabalhamos com corrente elétrica, um dos dispositivos mais importantes é o conversor de corrente contínua em corrente alternada. Há diversos aparelhos que funcionam apenas com um dos tipos de corrente, sendo necessário o conversor.
O dispositivo, também conhecido como inversor de tensão, costuma receber a tensão constante em sua entrada, gerando um sinal de onda quadrada alternado. Dessa forma, a corrente flui para ambos os lados.
Para que funcione, um conversor de corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) depende direatamente de transistores. Por exemplo, uma lâmpada de emergência, em regime normal de alimentação, carrega sua bateria de 12 Vcc e permanece desligada. No momento, quando há a quadra de energia, há a conversão dos 12Vcc para alternada de 110V ou 220V, levando a energia para a lâmpada.
Usos do conversor de corrente contínua em corrente alternada
A principal aplicação de um conversor de corrente contínua em corrente alternada está atrelada aos sistemas de energias renováveis. O grande exemplo está ligado aos painéis solares, cuja eletricidade gerada é em corrente contínua (CC). Assim, é necessário um inversor para converter a energia CC em energia CA, adequada às residências e empresas.
Os veículos elétricos operam a partir da lógica contrária. Os carros funcionam com energia CC, mas grande parte das estações de carregamento fornecem energia CA. Portando, o carregador destes veícullos contam com um conversor de corrente contínua em corrente alternada.
Além dos exemplos acima, há as fontes de alimentação ininterruptas, também conhecidas como UPS. Trata-se justamente da energia de reserva, conforme explicado no exemplo da lâmpada de reserva.