Ao falarmos de eletrodomésticos e gastos de conta de luz, poucos aparelhos gastam mais do que a máquina lava e seca. Se separadamente as máquinas de lavar e de secar roupas já contabilizam um gasto enorme, a máquina lava e seca é outro grande rombo em sua conta de luz.
A começar pelas otimizações em todo o processo que envolve o aparelho. O primeiro passo para economizar é utilizar a capacidade total da máquina lava e seca, estando atento ao limite do aparelho para que não haja sobrecarga.
Além disso, é importante selecionar o programa correto para determinado tipo de roupa que está sendo lavado. Há programas dedicados à lavagem de roupas pesadas, à medida que outros são dedicados a roupas delicadas. Cada programa conta com uma diferente contagem de ciclos, afetando diretamente o período que o aparelho fica ligado.
Caso você more em uma região em que há a divisão de cobrança por demanda, uma ótima dica é escolher ligar o aparelho em horários de menor demanda, ocasionando um gasto menor na energia. E, por último, se sua máquina conta com a opção “economia de energia”, é uma boa pedida, reduzindo o tempo de lavagem e secagem.
Máquina lava e seca e outras economias
Além de sua máquina lava e seca, é preciso ficar atento com outros aparelhos eletrodomésticos em sua casa que podem estar “drenando” sua energia elétrica. São estes os eletrodomésticos de grande porte, cujo funcionamento resultam em aumentos significativos na conta de luz.
Ar-condicionado
Grande vilão para alguns e salvador para outros, o ar-condicionado representa um dos maiores consumidores, especialmente no verão. Não apenas pelo seu consumo por hora, mas também por seu uso prolongado, o aparelho pode chegar ao consumo potencial de 100 kWh. No entanto, é possível amenizar seu consumo ao utilizá-lo em temperaturas ideias, entre 22ºC e 24ºC.
Geladeiras e freezers
Outro aparelho de uso contínuo, as geladeiras representam um número amplo da conta de luz. O aparelho corresponde a 30% do consumo mensal de residências no Brasil e alguns cuidados podem te ajudar. Primeiro, não coloque alimentos quentes, pois isso força seu funcionamento. Espere os alimentos ficarem em temperatura ambiente. Além disso, é importante ficar atento à vedação da borracha da geladeira, evitando que o resfriamento não esteja isolado.
Boilers
Os aquecedores elétricos, também conhecidos como boilers, são extremamente utilizados no inverno para tornar o banho mais agradável. Seu funcionamento ocorre com o auxílio de uma resistência elétrica, resultando em um aumento exponencial do consumo.