Por diversas vezes, o Brasil é rotulado como um país com proporções continentais. Com 8.51 milhões de km², a comparação não é nenhum exagero e as consequências, em termos energéticos, tornam o país um dos maiores consumidores de energia elétrica no mundo.
Em 2021, o Brasil registrou um consumo total de 497 terawatts-hora de eletricidade, de acordo com o Anuário Estatístico de Energia Elétrica. Dentro da matriz energética brasileira, o consumo é puxado pela área de transportes, com 32,7%, sendo seguido de perto pelas indústrias, com 31,7%. E assim por diante, até chegar às residências, que somam 9,9%.
Principais consumidores de energia elétrica
Assim, separamos uma lista com os principais consumidores de energia elétrica no Brasil, começando diretamente pela área de transportes, conforme dito acima. Os automóveis, inclusive, seguem no topo com as indústrias automobilísticas, responsáveis pelo maior consumo dentro da área industrial.
Outro grande consumidor são os supermercados, cujas redes são capazes de exaurir grandes quantidades de energia elétrica. Para manter sua operação e a qualidade de seus produtos, um supermercado precisa lidar com caixas registradoras, freezers, sistemas de ar-condicionado e sistemas de segurança, entre outros.
De forma similar, a rede hoteleira conta com grande consumo. Inclusive, os gastos com energia elétricas são os principais para quem está dentro dessa linha de trabalho. A rede hospitalar também conta com grande consumo, operando 24 horas por dia com diversos aparelhos de grande porte.