Importantes e de grande valia na segurança eletrônica, um resistor é uma presença frequente nas instalações elétricas. Trata-se de um componente eletrônico que possui a função de limitar o fluxo de cargas elétricas, convertendo-as em energia térmica.
Devido à sua grande resistência elétrica, um resistor é costumeiramente utilizado para reduzir a passagem de correntes elétricas. Extremamente simples e eficazes, os resistores são comuns em praticamente qualquer equipamento eletrônico.
Um resistor é feito a partir de materiais dielétricos, também chamados de isolantes. Diferentes materiais se enquadram nessa composição, resultando em diferentes modelos de resistores para diferentes finalidades.
Diferentes tipos de resistor
Um elemento comum em um resistor é apresentar resistência elétrica variável. Trata-se da variação de resistência de acordo com o aumento de temperatura e, entre esses modelos, o mais simples e comum é o varsitor.
Os resistores que variam de acordo com a temperatura são chamados de termorresistores. Alguns destes funcionam a partir de quedas de resistência enquanto outros tornam-se mais resistivos conforme as alterações.
Há também os resistores cuja resistência elétrica sofre variação quando iluminados. Estes são chamados de fotorresistores, sendo bastante usados em sensores de luminosidade. Operando sob outra lógica, há os resistores ôhmicos, cuja resistência elétrica é mantida constante para quaisquer valores de tensão que sejam aplicados em seus terminais.