Uma das maiores expressões da natureza e de toda a sua força são os raios, relâmpagos e trovões. No entanto, embora sejam um espetáculo lindo, há perigos se um raio cair na sua casa e abaixo iremos discorrer sobre esse evento.
No Brasil, cerca de 50 milhões de raios atingem o solo anualmente. Assim, não é nenhuma surpresa que hajam diversos relatos de problemas relacionados a um raio cair na sua casa. A principal questão a ser analisada parte justamente do princípio de funcionamento de um raio. Um raio busca encontrar o caminho de menor resistência da nuvem para o solo.
Na busca por “rotas” em potencial, um raio pode seguir diversos caminhos ao atingir uma casa. A busca por menor resistência pode gerar uma descarga elétrica em linhas eléctricas, linhas telefônicas, linhas de TV a cabo, tubos de gás e água, esquadrias de metal, entre outros.
O que acontece se um raio cair na sua casa?
Se um raio cair na sua casa e você não contar com um bom sistema de proteção contra descarga atmosférica, é possível que a corrente do raio produza danos significativos. Os três principais perigos apresentados são fogo, danos por oscilação de energia e onda de choque explosiva.
O maior destes perigos no caso de um raio cair na sua casa é o fogo. Diversos materias presetnes em uma residência são inflamáveis, como madeira, que podem ser incendiados a partir da queima de fios com a presença da corrente elétrica.
De forma similar, quando um relâmpago segue uma fiação elétrica, há aumento na corrente, o que pode danificar os aparelhos conectados. Já a onda de choque é responsável pelo trovão que ouvimos e tais ondas podem ser destrutivas, rompendo concreto, tijolos, pedras e demais materias resistentes.