As geladeiras são um dos eletrodomésticos com maior gasto de energia elétrica em residências, empresas, hotéis e empreendimentos em geral. Devido ao seu uso contínuo, o aparelho corresponde a 30% do consumo mensal de residências no Brasil.
Alguns cuidados podem te ajudar, comoevitar colocar alimentos quentes diretamente na geladeiras, pois isso força seu funcionamento. Espere os alimentos ficarem em temperatura ambiente. Além disso, é importante ficar atento à vedação da borracha das geladeiras, evitando que o resfriamento não esteja isolado.
Ainda assim, o melhor a se fazer quando se está em busca de geladeiras é procurar pelos modelos que consomem menos energia elétrica. Diferentes modelos contam com diferentes tecnologias e diferentes níveis de consumo.
Geladeiras que menos consomem energia elétrica
Abaixo, listamos as geladeiras que menos conomem energia elétrica e que estão disponíveis no mercado brasileiro. Há uma variação de preço, indo desde 1.999,00 até 4.999,00, com diferentes tecnologias de resfriamento e degelo sendo utilizadas.
A geladeira Panasonic Econavi NR-BB53PV3X tem capacidade de 425 litros e conta com o selo Procel A+++, tendo este modelo um dos menores consumos energéticos no Brasil, com um consumo mensal estimado em 39,9 kWh/mês.
O modelo Panasonic Econavi NR-BB53GV3 também conta com o selo Procel A+++ e seu consumo é de 39,9 kWh/mês. Com mesma capacidade do modelo anterior, essa opção está no mesmo nível de consumo.
Já a Panasonic NR-BB71PVFX tem o mesmo selo Procel A+++, mas seu consumo é levemente superior, estando situado em 40,9 kWh/mês. Isso se dá por conta da maior capacidade total do modelo: 480 litros.
Todos os modelos acima estão estimados acima da casa dos R$ 4 mil. A Electrolux DC35A é relativamente mais barata, com um preço aproximado de R$ 2 mil. Duplex, tem capacidade de 260 litros e seu consumo é de 38,4 kWh/mês, rendendo-lhe o selo Procel A.