Economizar energia em sua residência se tornou praticamente uma necessidade nos dias de hoje. Com hotéis não é nada diferente e gerentes estão diariamente buscando novas maneiras de como economizar energia em hotéis.
A rede hoteleira e turística brasileira gera mais de 2,5 milhões de empregos diretos e indiretos ao longo de sua cadeia produtiva. Isso resulta na representação de 3,2% do Produto Interno Bruto do país a partir do turismo.
Quando o assunto são hotéis, o maior gasto é, sem dúvidas, a eletricidade. Portanto, em meio à crises financeiras e uma alta no valor da energia elétrica, é necessário pensar em maneiras de conseguir economizar nos gastos.
Saiba como economizar energia em hotéis
Para buscar economizar energia em hotéis, há algumas dicas e mudanças que podem ser adotadas para contar com resultados melhores ao final do mês. A primeira dica é realizar a manutenção de seus equipamentos, além de adotar sistemas inteligentes e mais modernos, se possível. O exemplo mais simples é a mudança para lâmpadas de LED, com maior durabilidade e cujo gasto é significativamente menor.
Cartões magnéticos que controlam a iluminação do quarto são um ótimo sistema, evitando que luzes fiquem acesas sem ninguém no ambiente. Já na cozinha, é possível implementar um sistema em que as geladeiras estejam opostas aos fornos, evitando que haja interferência entre o calor/frio. Há outros pontos do hotel cujo layout pode resultar em maior economia, além, claro, do treinamento adequado do staff para que não haja desperdício energético.
Utilize cores claras em suas paredes e teto, além de apostar na luz natural. Isso fará com que haja menos uso de luzes artificiais. Por último, uma ótima pedida para hotéis é apostar na geração de energia própria, como com a instalação de painéis solares.