Um ponto de iluminação é um dos elementos mais importantes em qualquer projeto de instalação elétrica. Trata-se do local onde será instalada uma luminária ou um conjunto de luminárias que irão providenciar a iluminação do ambiente.
O ponto de iluminação pode ser tanto uma lâmpada de teto, um ponto na parede, um spot presente em uma moldura de gesso, uma luminária de mesa, entre outros. Assim, são os pontos de iluminação que irão fornecer a luminosidade artificial do local desejado.
Esses pontos podem ser de iluminação geral (lâmpadas de teto e afins), iluminação direcionada (utilizada para áreas ou objetos específicos), decoração (usada na valorização de objetos decorativos) ou funcional (presente em bancadas de trabalho, como na cozinha ou escritórios).
Instalação de um ponto de iluminação: entenda mais
A instalação de um ponto de iluminação costuma ser bastante simples. Após ser realizado o projeto de instalação elétrica, há a definição do tipo de ponto de iluminação, que será comprado previamente à instalação.
Com a instalação elétrica do ambiente já pronta, você irá precisar de um interruptor, um disjuntor que será o responsável pela proteção do circuito, um circuito tipo sindal e os demais elementos do ponto de iluminação, como o receptáculo e a lâmpada.
O interruptor será ligado ao fio fase e ao fio de alimentação da lâmpada. Já o receptáculo do ponto de iluminação estará ligado ao interruptor pelo fio de alimentação e à rede elétrica através do fio neutro.