Embora possa parecer uma tarefa difícil, a instalação de um interruptor é uma demanda relativamente simples. Além do material propriamente da instalação, você precisará apenas um alicate e de uma chave de fenda/phillips.
O primeiro passo na instalação de um interruptor é a escolha do interruptor, em si. Após escolher uma caixa de tamanho adequado, você deve escolher entre os diferentes modelos para seu projeto:
- Simples: 1 ponto para ligar/desligar a lâmpada.
- Paralelo: 2 pontos para ligar/desligar a mesma lâmpada.
- Intermediário: a partir de 3 pontos para ligar/desligar a mesma lâmpada.
- Bipolar: ideal para instalações 220V.
- Dimmer: interruptor simples ou paralelo que aumenta ou diminui a luminosidade da lâmpada. Fique atento: não são compatíveis com todos os tipos de lâmpada.
A instalação de um interruptor em si
Com todos os materias em mãos, o primeiro passo na instalação de um interruptor é retirar a peça antiga com o auxílio de uma chave para remover os parafusos. Com os fios expostos, é possível verificar se há algum dano na fiação. Caso haja, basta desencapar cerca de 5 mm dos fios para deixá-los com as pontas renovadas.
A identificação dos fios é bastante simples. Em geral, há apenas dois fios: o vermelho é o fio fase, enquanto o fio branco ou preto é o retorno da lâmpada. Com o interruptor na mão, ligue o fio fase no pino do meio. Depois, ligue o fio do retorno da lâmpada em um dos outros pinos que sobraram. Parafuse os fios nos respectivos pinos.