Com 93.927 emplacamentos em 2023, o Brasil bateu seu recorde de carros elétricos vendidos em território nacional. A crescente dos modelos está diretamente ligada à maior oferta das marcas e chegada de marcas exclusivas de modelos elétricos, com a BYD.
A marca chinesa chegou ao Brasil em 2022 e dominou o mercado desde então. Entre os carros elétricos, o modelo mais vendido do Brasil no último ano foi o BYD Dolphin, que também carrega a estirpe de ser o carro mais econômico do mercado.
A BYD também conta com outros modelos à disposição no país, como o Yuan Plus, o Seal e o Dolphin Mini. A Volvo renovou sua presença nacional com a chegada de modelos elétricos, entre eles a SUV Volvo XC40, segundo carro elétrico mais vendido de 2023.
Outras marcas presentes no país com carros elétricos são a JAC Motors, Great Wall Motors (GWM), Nissan, Hyundai e BMW.
Carros elétricos mais econômicos do Brasil
Como dito acima, entre os carros elétricos, o mais econômico a disposição no Brasil é o BYD Dolphin, novidade do mercado. Medindo a Eficiência Energética dos veículos em Mega Joules por quilômetro (MJ/Km), o Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos (PBEV) divulgou quais são os carros elétricos mais econômicos do mercado.
Na sequência do BYD Dolphin, estão, em ordem, o Hyundai Kona EV, Renault Kwid E-Tech / E-Tech Cargo, Fiat 500E, Caoa Chery Icar EQ1, JAC e-JS4, Chevrolet Bolt, Chevrolet Bolt EUV, Volvo C40 Recharge Single Motor e JAC e-J7.