O combo de eletricidade e água pode ter resultados desastrosos, portanto, é imprescindível que haja a instalação correta de qualquer aparelho que misture esses dois elementos, como é o caso do chuveiro elétrico. O aparelho, inclusive, é um dos mais populares no Brasil e recomenda-se que todos saibam realizar sua instalação.
O primeiro passo é descobrir qual é a tensão do chuveiro elétrico e verificar se o seu sistema elétrico suporta a potência do aparelho. Após analisar a fiação e tensão, é preciso desligar a energia do banheiro para realizar a instação.
É necessário retirar a capa e expor os fios internos do aparelho. Em geral, são três fios: um fio terra (geralmente verde ou verde-amarelo), um fio neutro (geralmente azul) e um fio fase (geralmente preto ou vermelho). O próximo passo é conectar os fios do chuveiro elétrico aos fios da sua rede elétrica, pareando-os com um conector. Ou seja, fio terra com fio terra, fio neutro com fio neutro e fio fase com fio fase.
Após conectar os fios, é hora de instalar a haste de fixação e, depois, encaixar os canos. Por último, basta fixar o chuveiro elétrico e verificar se as conexões estão corretas. Religue o disjuntor e teste o chuveiro. Caso algo esteja errado, o indicado é buscar entrar em contato com um profissional.
Perigos do chuveiro elétrico
Ainda que choques elétricos em água possam ter resultados desastrosos, esse não é o caso com o chuveiro elétrico. No pior cenário possível, em que há uma descarga elétrica, o dono de um desses modelos irá sofrer apenas um pequeno choque.
Quando isso acontece, significa que o aparelho não foi instalado corretamente ou precisa de manutenção. A tendência é que, se seu chuveiro elétrico está dando choque, há algum tipo de problema ou seu aterramento não foi feito da maneira correta durante a instalação.
Há, sim, casos de choques fatais envolvendo chuveiro elétrico. No entanto, esses são tão raros que os registros e estudos são escassos. O último caso em que houve repercussão aconteceu em 2015 e a Universidade de Sichuan, na China, realizou uma inspeção e identificou que o aparelho causador do choque fatal apresentava tantos problemas que provavelmente não passaria na maioria das inspeções de segurança atuais.