Com o crescimento da popularidade de carros elétricos no Brasil, é cada vez mais comum vermos os veículos em ruas, estacionamentos e concessionárias. No entanto, muitas pessoas não sabem como funciona o carregamento de um carro elétrico.
Em resumo, existem três formas de carregar tais modelos, sejam eles elétricos ou híbridos: swap de bateria, carregamento condutivo e carregamento indutivo. O carregamento indutivo é o processo mais comumente disponível no mercado, sendo, também, o mais prático.
- Swap de bateria: trata-se de uma estação em que é possível rapidamente trocar uma bateria descarregada por outra com carga completa;
- Carregamento condutivo: conexão da bateria elétrica do carro a um dispostivo externo (ou tomada) com o uso de cabos, a fim de recarregá-la;
- Carregamento indutivo: dispositivo que funciona pela transferência de energia elétrica através de um campo magnético, que não precisa de contato físico entre o carregador e o veículo.
Carregamento de um carro elétrico: confira os modelos
Quando o assunto é carregamento de um carro elétrico, existem diversos modelos que podem ser utilizados em seu veículo. O carregamento, em si, segue a lógica esperada: basta conectar os carregadores elétricos, ligando uma fonte externa ao veículo. Ainda assim, as diferentes correntes resultam em modelos distintos.
Carregadores em Corrente Alteranada (AC) contam com a carga mais lenta (entre 6 e 12 horas), menos potente e de instalação mais simples. Já os carregadores que atuam em Corrente Contínua (DC) são mais potentes e contam com a carga mais rápida (entre 30 minutos e 2 horas).
Assim, existem os seguintes modelos:
- Wallbox: carregador elétrico instalado em uma parede ou totem; seguro e de corrente alternada;
- Carregador de emergência: portátil, costuma vir de fábrica e com baixa potência, podendo demorar até 40 horas para completar a bateria;
- Carregador portátil: similar ao carregador de emergência, porém, mais potente;
- Carregador de carga rápida: os carregadores mais potentes do mercado, possuem potência de 60 kW em corrente alternada e 400 kW na corrente contínua.