Um dos pontos mais importantes de sistemas fotovoltaicos é o inversor solar. Entre os mais diversos modelos, há o inversor solar híbrido, capaz de operar simultaneamente entre sistemas on e off-grid. Mas o que são esses sistemas?
O sistema on-grid é o mais popular entre os modelos fotovoltaicos e significa que a captação de energia solar está atrelada a uma rede elétrica. Já o off-grid é empregado em regiões mais remotas, com baterias sendo abastecidas no lugar de uma rede.
Dando mais alguns passos atrás, é preciso entender como funciona esse sistema. O processo da geração de energia fotovoltaica se inicia com a instalação de painéis solares formados por um material semicondutor.
As partículas de luz solar incidem no material, fazendo seus elétrons entrarem em movimento e gerar eletricidade. Após a agitação desses elétrons, o inversor solar é responsável por pegar a corrente elétrica contínua e transformá-la em corrente elétrica alternada. É esse tipo que corrente que pode ser utilizada para alimentar a rede elétrica, ou seja, distribuir a energia elétrica.
Inversor solar híbrido e demais modelos
Além do inversor solar híbrido, há alguns outros tipos de inversores solares. O inversor solar grid-tie é projetado para se desligar rapidamente da rede elétrica caso ela venha a cair e pode se conectar a praticamente todos os equipamentos imagináveis, sendo o modelo mais utilizado no mundo.
O inversor solar off grid é utilizado para abastecer baterias, sendo instalado em locais sem rede elétrica. O inversor solar híbrido basicamente une esses dois modelos anteriores, mas há ainda outros tipos do equipamento.
O microinversor solar é designado para funcionar com apenas um painel fotovoltaico, concedendo independência entre as placas. Já o inversor solar central é utilizado em grandes empresas e usinas solares.