Uma das maneiras mais simples de se conseguir gerar energia é a partir de calor. Esse método, com geração de energia por termoelétricas, acontece justamente quando há a conversão de energia térmica em elétrica e é o princípio por trás da energia de biomassa.
Assim como na queima de combustíveis fósseis, essa conversão da biomassa em energia acontece em locais chamados de usinas termoelétricas ou usinas térmicas. A queima desses materiais é realizada com o aquecimento de uma caldeira de água, que, como resultado, gera vapor.
Esse vapor movimenta turbinas das usinas, acionando geradores de eletricidade. Em resumo, esse é o funcionamento básico das usinas termoelétricas, sendo operante com a presença de biomassa.
Biomassa e a produção de energia: saiba mais
Ao todo, existem mais de três mil usinas termoelétricas no Brasil. Os geradores, ativados pelo vapor, transformam a energia cinética em energia elétrica, sendo esta direcionada para torres de transmissão e, subsequentemente, distribuída aos consumidores.
No caso da biomassa, não há a utilização de materias fósseis, sendo uma fonte renovável. Biomassa é toda matéria vegetal e orgânica existente, tendo seu calor extraído não apenas através da queima, mas também de sua decomposição.
Entre os principais usos da biomassa estão a lenha, bagaço de cana, resíduos agrícolas, algas, alimentos e esterco. Para efeito de comparação, a cana representou 71% de toda a energia gerada a partir de biomassa no primeiro semestre de 2023. Tal feito equivale a 13,8 milhões de MWh gerados.
A cana-de-açúcar é avaliada em laboratórios e tem seu açúcar extraído, restando apenas o bagaço. O material é, então, queimado, gerando vapor e energia mecânica, que torna-se em energia elétrica a partir da movimentação das turbinas.