Ao receber sua conta de luz, é possível verificar os detalhes de sua cobrança e atestar a presença das siglas TUSD e TE. Embora seja algo simples e bastante difundido, seu significado não é de conhecimento geral.
A Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) é o valor cobrado pelo transporte de energia. Dessa forma, paga-se por toda infraestrutura que leva a eletricidade do produtor de energia até o consumidor final, desde postes e fios até transformadores e subestações.
A cobrança da TUSD é obrigatória a todos os consumidores de energia, tanto pessoas físicas como jurídicas. Mais do que isso, as empresas são cobradas da mesma forma se o seu negócio está no Mercado Cativo ou no Mercado Livre.
O TUSD aborda as modalidades fio A (instalação e manutenção de postes, cabos, transformadores e afins), fio B (custos da coleta de dados de consumo e demais atividades administrativas), perdas técnicas (efeito Joule) e não técnicas (furtos) e encargos específicos.
Diferenças entre TUSD e TE
A TUSD e TE são duas coisas distintas. Enquanto a primeira se trate da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição, a segunda sigla significa Tarifa de Energia, correspondendo ao consumo de energia elétrica.
A taxação se refere a alguns pontos em específico, como:
- repasse dos custos associados à contratação de energia;
- recuperação de custos de transporte entre a usina e rede básica;
- perdas na Rede Básica;
- encargos como Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética (P&D_EE), Contribuição sobre Uso de Recursos Hídricos (CFURH), Encargos de Serviços de Sistema e Encargo de Energia de Reserva (ESS/EER) e Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).