Uma das combinações mais perigosas que existe é água e energia elétrica. O principal motivo para isso é a condução da eletricidade a partir da água, resultando em maior propagação dos perigos da corrente.
Com fios ou tomadas expostas sob água, a eletricidade representa grandes riscos de segurança, principalmente em relação a choques elétricos. Ambientes úmidos e submersos propagam um choque elétrico, que pode ser danoso ao funcionamento do sistema nervoso humano, causando contrações musculares, interferência no ritmo cardíaco e, em casos extremos, levar a lesões graves ou até mesmo à morte por afogamento elétrico.
Água e energia elétrica: veja os perigos com enchentes
O Rio Grande do Sul vive a maior enchente de sua história, sendo este um dos maiores desastres naturais e sociais do país. Já são 873 mil pessoas afetadas e inúmeras residências estão ficando sem luz e sem água, evitando a combinação perigosa de água e energia elétrica.
O corte da rede elétrica acontece por uma medida de segurança, portanto, é necessário fazer o desligamento quando a água chega perto ou toca em equipamentos como transformadores, fios, isoladores, conexões ou medidores. Tal situação, em que há o contato de equipamentos elétricos com água, pode causar acidentes graves.
O ideal em casos de enchente é desligar os disjuntores e retirar os equipamentos da tomada, além de depositar seus eletrônicos em locais mais altos, a fim de evitar que a água os atinja. No entanto, em muitos casos, não há tempo, o que resulta na perda de eletromésticos e um grande aumento no perigo da região.