Em ascensão no Brasil, os carros elétricos ganham cada vez mais espaço. A chegada de marcas como a BYD fortaleceram o mercado e a tendência é que novos modelos desembarquem no país ao longo dos próximos meses.
Ainda assim, há uma certa resistência de alguns consumidores. Afinal, o Brasil está preparado para receber carros elétricos? Há assistência? Abastecimento? Para entender melhor, confira abaixo os direitos dos consumidores ao comprar um carro elétrico no Brasil.
Diretos para donos de carro elétrico
Até o momento, o Brasil não conta com a montagem de nenhum carro elétrico em território nacional. Dessa forma, todos os modelos presentes no país são importados, o que configura uma nova categoria da legislação.
Em primeiro lugar, tais importações precisam acontecer de maneira legal, com uma importadora sendo a responsável legal da marca no Brasil. Se necessário, o consumidor tem o direito de recorrer na justiça do Estado.
Da mesma forma, distribuidoras, importadoras ou fabricantes têm a obrigação de fornecer a assistência necessária. Mais do que isso, essa oferta de produtos e serviços deve estar disponível ao longo de toda vida útil do produto, superando seu processo de importação ou fabricação.
O recomendado é escolher uma marca aliada a uma concessionária com uma boa rede de apoio. Tal escolha irá facilitar todos os processos referentes à importação e manutenção.