Parker Shi, o presidente da GWM (Great Wall Motors) Internacional, afirma que a companhia deve ter 60% das peças utilizadas nos carros fabricados no Brasil. A fabricante chinesa pretende inaugurar uma fábrica no Brasil no 1º semestre de 2025.
“60% é o alvo. Não sei se posso atingir [o objetivo], para ser honesto. Mas preciso de uma meta agressiva para pressionar nossas equipes”, afirmou Shi a jornalistas na semana passada, em São Paulo, citado pelo jornal O Estado de São Paulo.
De acordo com o executivo, a “chave do sucesso” para alcançar a meta de 60% é possuir fornecedores que estejam próximos à fábrica. A fabricação de novos veículos da GWM vai ser na fábrica da montadora chinesa em Iracemápolis, interior de São Paulo.
De acordo com Shi, a fabricante poderá trazer, “mais para frente”, subsidiárias que fabricam autopeças para o Brasil. “Faz parte de um possível projeto”, afirmou.
O executivo declarou que a empresa quer aproveitar o tamanho do mercado do Brasil para criar uma “plataforma de crescimento” no país, com concessionárias, rede de fornecedores, mão de obra e rede de exportação para países vizinhos. Essa vai ser a 1ª fábrica da GWM no ocidente. Além da China, a fabricante também tem unidades na Tailândia e na Rússia.
GWM não planeja produzir carros totalmente elétricos no Brasil por enquanto
Em relação aos carros que vão ser produzidos no Brasil, Shi disse que a fabricante “não tem previsão de começar a produzir carros totalmente elétricos”, devido a “dificuldade de esses modelos competirem” no país com os carros abastecidos com etanol.
“Um 100% elétrico não vai ter crescimento tão rápido no país. Mas um plug-in [carro híbrido com motor que pode receber carga pela tomada] vai funcionar bem”, afirmou
Ricardo Bastos, o diretor de assuntos institucionais da GWM no Brasil, disse em setembro, ao portal Poder360, que a fabricante entende que o perfil do mercado brasileiro tem vocação para esse tipo de modelo combinando o elétrico ao setor de biocombustíveis.
A fábrica da montadora vai ficar situada na antiga instalação da Mercedes. Com inauguração prevista para maio de 2025 e vai ter uma capacidade de produzir 50.000 veículos por ano.