Localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai, a Usina Hidrelétrica de Itaipu é peça importante de ambos governos, significando grande parte de suas respectivas produções de energia elétrica. No Brasil, a energia hídrica é a maior fonte energética do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Inaugurada em 1984, a usina hidrelétrica conta com uma história ainda mais antiga. Sua fundação ocorreu no dia 17 de maio de 1974, dia em que foram empossados o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva, com formação semelhante nos dois lados, brasileiro e paraguaio. A posse foi em solenidade no Hotel das Cataratas, instalado dentro do Parque Nacional do Iguaçu.
Para gerenciá-la, foi fundada a Itaipu Binacional, uma entidade binacional pertencente à República Federativa do Brasil e à República do Paraguai. A construção da usina contou, entre outros, com o consórcio Unicon, chegando a contratar mensalmente, em média, mais de 5 mil trabalhadores, entre o final da década de 1970 e o início dos anos 1980, quando as obras chegavam a seu pico.
Usina de Itaipu tem grande importância nacional histórica
A Usina Hidrelétrica de Itaipu foi a maior barragem do mundo por 21 anos, sendo superada em 2003 pela Hidrelétrica das Três Gargantas, na China. Hoje, o Brasil conta com três das dez maiores usinas do mundo.
Além de Itaipu, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte e a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, ambas no Pará, também fazem parte da lista, ocupando a terceira e a quinta colocação, respectivamente. Localizada no Rio Paraná, a planta já produziu mais de 2,5 bilhões de megawatts-hora (MWh) ao longo de sua operação.