Nos últimos anos, os carros elétricos vêm conquistando os consumidores no mercado automobilístico. Tidos como uma alternativa mais limpa, por não emitirem gases poluentes, e econômica, por conta da energia elétrica ter um custo menor do que combustíveis como a gasolina, diesel e gás natural, o consumo da categoria de veículos vem crescendo exponencialmente.
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mês de janeiro estabeleceu um recorde de vendas. Ao todo 12026 automóveis foram emplacados, o que corresponde a 167% em relação ao mesmo mês no ano anterior, no qual foram vendidas 4503 carros. De acordo com a associação, este foi o segundo melhor mês da série histórica – perde apenas para dezembro de 2023 com 16279 veículos elétricos vendidos – apesar do aumento de 10% sob importação de veículos elétricos que entrou em vigor no dia 1º de janeiro.
Os preferidos do público
O primeiro semestre deste ano acompanhou a crescente nas vendas de veículos elétricos desde janeiro e registrou 79304 veículos vendidos. Confira os cinco carros mais vendidos até o momento:
- BYD Song Plus: 10038 unidades vendidas
- BYD Dolphin: 9611 unidades vendidas
- BYD Dolphin Mini: 9059 unidades vendidas
- GWM Haval H6: 9043 unidades vendidas
- Toyota Corolla Cross: 6091 unidades vendidas
A fins de comparação, em todo o ano de 2023, 93247 veículos elétricos ou híbridos foram comprados, no entanto, a indústria automotiva brasileira pede antecipação da alíquota de 35% sob a importação de veículos elétricos. A iniciativa é sustentada sob o argumento de que o mercado dessa categoria de veículos ainda está se desenvolvendo e precisa de incentivo monetário para se consolidar no mercado nacional.