O setor automotivo brasileiro está prestes a passar por uma mudança impactante. Ainda esse ano, os consumidores irão ter acesso a modelos de veículos híbridos, como o BMW X5 plug-in e versões leves da Fiat. Esses modelos são parte de uma estratégia para gerar uma descarbonização do setor e diminuir as emissões de gases poluentes.
Em maio do ano que vem, a marca GWM vai começar a produzir o Haval H6 em São Paulo. Esse modelo será o primeiro híbrido plug-in produzido sob o programa federal Mover. Esse projeto fornecerá incentivos fiscais para estimular a fabricação de carros sustentáveis e inovadores.
O híbrido leve, principalmente aqueles que possuem o motor flex, surge como uma alternativa econômica para muitos brasileiros. Mesmo não oferecendo a experiência completa de um carro elétrico, esses modelos combinados com o etanol são uma alternativa para a descarbonização e democratização da eletrificação automotiva.
A expertise do mercado nacional de biocombustíveis traz oportunidades tanto nacionalmente quanto internacionalmente. O interesse em aprender a como utilizar o etanol demonstra o potencial do Brasil em exportar conhecimento.
Possíveis cenários para o mercado automotivo brasileiro
- Transição acelerada: 54% das vendas vão ser de veículos híbridos e elétricos em 2030.
- Transição gradual: 65% dos veículos novos vão ser 100% elétricos até 2035.
A Anfavea, em parceria com o Boston Consulting Group, previu que independentemente do cenário, o futuro do setor automotivo no Brasil indica um mercado cada vez mais elétrico.
BYD se prepara para produzir carro em território brasileiro
No setor automotivo brasileiro, a BYD está se preparando para fabricar carros de passeio em território nacional. A fábrica, localizada em Camaçari, Bahia, vai dar início as operações em março, com o foco principal em dois modelos: o Song Pro e o Dolphin Mini. A fabricação do Dolphin Mini marca a primeira vez que um veículo elétrico será produzido em série no Brasil, refletindo um avanço expressivo para a indústria nacional de automóveis.