Uma das despesas mais altas do brasileiro, a conta de luz está sempre sob escrutínio. Dessa forma, é sempre importante encontrar formas de economizar energia elétrica em sua casa, seja mudando a temperatura do ar-condicionado, desligando determinados aparelhos ou optando por programas governamentais alternativos.
Para facilitar sua vida, separamos 15 dicas que devem te ajudar a diminuir os valores exorbitantes da conta de luz. Vale ressaltar, no entanto, que há uma série de taxas cambiáveis nas cobranças. Afinal, grande parte da energia elétrica brasileira vêm da energia hídrica e o país enfrenta, esporadicamente, crises.
Dicas para economizar energia elétrica
Veja nossas dicas para economizar energia elétrica.
- Considere a tarifa branca: alternativa da tarifa convencional, a tarifa branca está disponível para praticamente todos os membros do Grupo A e conta com valores distintos para horários distintos. Em resumo, os horários de menor consumo geral são mais baratos, enquanto os horários de ponta contam com valores mais altos.
- Utilize lâmpadas de LED: há muito se fala na implementação de lâmpadas de LED. Trata-se de uma opção mais duradoura e com um consumo muito menor.
- Opte por iluminação de tarefa: aliado às lâmpadas de LED, uma boa opção é utilizar mais abajures e luminárias, evitando o uso da luz principal.
- Tire eletrodomésticos da tomada: alguns eletrodomésticos mantém seu consumo mesmo quando desligados, desde que estejam ligados à tomada. Portanto, uma boa opção é retirar alguns destes da tomada quando não estão sendo usados.
- Evite computadores desktop: um desses eletrodomésticos é o computador desktop. Seu consumo potencial de energia chega a 21,2 kWh..
- Opte por ventiladores: em dias de calor, o ar-condicionado pode se tornar uma opção custosa demais. Nesse caso, pode ficar tranquilo ao optar por ventiladores. Os aparelhos costumam ter um consumo baixo, especialmente os de mesa.
- Vede seus ambientes: caso você opte por ligar o ar-condicionado, busque otimizar seu funcionamento. Portanto, vede seus ambientes com portas, feche as janelas e opte por espaços menores, facilitando seu funcionamento.
- Utilize ar-condicionado na temperatura ideal: nessa mesma linha, uma ótima dica para diminuir o consumo é ligar o aparelho na temperatura ideal definida pela Anvisa, entre 22ºC e 24ºC.
- Opte por modelos atuais: seja com TVs, geladeiras ou ar-condicionado, o investimento em modelos mais atuais costuma valer a pena, com estes tendo menor consumo.
- Otimize os ciclos da máquina de lavar: um dos aparelhos com maior pico de energia é a máquina de lavar, portanto, busque otimizar seus ciclos e lave o máximo de roupas em cada ciclo.
- Faça a manutenção de grandes aparelhos: com o tempo, aparelhos perdem eficiência. Portanto, faça a manutenção. A borracha da geladeira pode vedar menos com o tempo, o ar-condicionado pode contar com alguma infiltração e por aí vai.
- Procure utilizar mais luz natural: retornando às lâmpadas, busque utilizar mais luz natural, evitando assim o uso de eletricidade durante o dia.
- Evite secadoras: se máquinas de lavar gastam muita energia, o mesmo acontece com secadoras. Portanto, opte por varais, se possível.
- Opte por produtos com selo de economia: ao comprar novos aparelhos eletrodomésticos, opte por produtos com o Selo Procel.
- Invista em energia limpa: por último, investir em energia limpa, como energia solar, pode diminuir consideravelmente sua conta de luz, ainda que seja necessário maior investimento inicial.