Na região metropolitana de Cuiabá, na cidade de Várzea, onze bairros estão sem abastecimento de água depois do rompimento da adutora na rua Maracanã, no Centro Norte. De acordo com a informação publicada pelo Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), no domingo, 2 de fevereiro.
Ainda não tem estimativa de quando o abastecimento será normalizado. Em comunicado, o órgão disse que equipes estão atuando no reparo da área atingida e solicitou a compreensão de todos os moradores.
“A água atualmente armazenada no reservatório Morro do Urubu será destinada prioritariamente ao Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSHMVG), garantindo o funcionamento dos serviços de saúde”, afirma uma parte da nota.
Confira a lista dos bairros abastecidos pela adutora:
- Água Vermelha
- Paula I (2ª Etapa)
- Paula I
- Marajoara I
- Portal da Amazônia
- Jardim Glória I
- Nova Fronteira
- Morada do Sol
- Paula I (2ª Etapa)
- Vila São João
- Paula II (Próxima a Rua Mascarenhas)
Crise no abastecimento de água de Pernambuco
A Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) anunciou que 18 cidades tiveram o abastecimento de água interrompido por causa do solo saturado, podendo causar acidentes e danos às tubulações. Em outros locais, os problemas são a falta de energia elétrica, qualidade baixa de água e o risco de inundação. De acordo com a Compesa, as dificuldades causadas pelo período chuvoso suspenderam 15 sistemas de abastecimento. Ao menos sete pessoas acabaram falecendo nos últimos dois dias na Região Metropolitana do Recife.
A empresa ativou o Protocolo de Segurança de Abastecimento de Água, afetando sete municípios: Recife, Camaragibe, Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Goiana e Paulista.
O COP (Centro de Operações do Recife) inseriu a capital de Pernambuco em estado de atenção devido ad chuvas na manhã da última quarta-feira, 5 de fevereiro. Em estado de atenção, as chuvas normalmente variam de moderadas a fortes, podendo causar grandes alagamentos. O estágio anterior é o estado de alerta, onde existem precipitações fortes. Se ocorrer tempestades ou grandes incêndios, o estado de emergência poderá ser decretado. Em estado de calamidade pública, existe um número de mortes alto.